Mais de 95% das empresas brasileiras pagam mais tributos que o devido.

Lastimavelmente, a realidade brasileira é de que muitas empresas brasileiras enfrentam desafios significativos quando se trata do pagamento de tributos de qualquer gênero, seja este, impostos, taxas ou contribuições sociais, resultando, em muitos casos, em pagamentos indevidos.

Esta situação é multifacetada e pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo a complexidade do sistema tributário brasileiro e falta de certeza nas regulamentações fiscais vigentes.

Resultado disso é de que aproximadamente, segundo dados do IBGE/Impostômetro, acabam pagando impostos de forma indevida, isso é, a mais do que deveria desembolsar.

Tal circunstância ocorre pelo fato de que a legislação brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo, qual dificulta a compreensão dos motivos dos pagamentos de determinado tributo e o valor exato.

Nesse sentido, os erros que surgem desse cenário ocorrem desde os causados pela má interpretação do sistema legal vigente, até o desconhecimento de como aplicá-las na prática; assim sendo, levando o empreendedor muitas vezes a desembolsar quantias maiores do que efetivamente deveria realizar para quitar suas obrigações com o Fisco.

Logo, a carência de um planejamento tributário adequado é uma das principais causas do pagamento excessivo de impostos, sendo que, muitas empresas não têm a visão abrangente sobre suas atividades e, consequentemente, não conseguem verificar e identificar oportunidades legais para otimizar a carga tributária.

Dessa forma, adotar estratégias adequadas e identificar chances de economia para a redução da carga tributária de forma lícita, por meio de assessoria de uma banca de advogados especializada no ramo de Direito Tributário, contribuirá para o crescimento sustentável de tais empresas com o posicionamento competitivo perante o mercado nacional e transnacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós respeitamos a sua privacidade! Utilizamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar nosso tráfego. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.